sábado, 29 de agosto de 2009

Blog da Tatáh


Bom, eu sou a Tatáh, dona do blog, e esse é um trabalho de história que eu tenho que postar.Bom, aí vai:

Independência do Brasil
No dia 9 de Janeiro de 1822 D.Pedro recebeu um baixo-assinado com centenas de assinaturas (a petição - ou dia - do Fico),pela qual os brasileiros pediam ao regente que ficasse no país.D. Pedro, então, declarou que ficaria no Brasil, e decretou que nenhuma ordem que viesse das cortes portuguesas poderia ser cumprida no Brasil sem a sua autorização. Finalmente,em 7 de setembro de 1822 ,às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, D.Pedro oficializou a indepência do Brasil em relação a Portugal.A 1° de Dezembro daquele mesmo ano foi coroado imperador, recebendo o título de D.Pedro I.Assim, o Brasil tornou-se o único país da América a adaptar o regime monárquico.
No dia 25 de março de 1824,foi imposta pelo imperador a primeira Constituição do país,que vigorou até o final do período imperial.A carta de 1824 estabelecia como forma de governo uma monarquia hereditária constitucional e representativa.As províncias tinham autonomia limitada, sendo administrados por presidentes escolhidos pelo imperador.
Em 2 de julho de 1824, os revolucionários proclamaram, em Pernambuco, a Confederação do equador.Pretendiam organizar um governo republicano,incluindo as províncias de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Além de revoltas internas contra sua maneira de governar, D.Pedro I enfrentou, também, uma guerra com a Argentina, conhecida como Guerra da Cisplatina, em 1825.

2 comentários: